Este Blogge tem como objectivo a apresentação aos Docentes da evolução do meu processo de aprendizagem. Mas é igualmente também para todos aqueles que manifestem interesse pelos conteudos aqui retratados

domingo, 28 de dezembro de 2008

PURCHASING

PURCHASING

O modulo purchaising era para mim algo que desconhecia e me despertava curiosidade. Fiquei por isso a saber que purchaising era sinonimo de compras,matérias -primas ou produtos acabados.Apesar de já ter tido uma empresa este foi um assunto que foi uma novidade . Aprendi a perceber da importancia do conhecimento da envolvente empresarial como factor estratégico para empresa, como exemplo foi elaborado um "inquerito a fornecedores" para possuirmos informação das condições que apresentam.

Logística Conceitos e Fundamentos

- Logística Conceitos e Fundamentos

Neste Modulo procuramos compreender a evolução do sistema da logística na sua concepção e fundamentação. É por isso importante perceber a sua evolução.

A Evolução da Logística

Antes dos anos 50
Era um conceito desenvolvido pelos militares e não se aplicava às empresas.
Anos 50
Com o surgimento do marketing as empresas estudam o mercado com o objectivo de ir ao encontro das necessidades dos clientes.
Anos 60
A logística assume uma relevância estratégica na gestão das empresas porque se direcciona para a produtividade e para a qualidade do serviço aos clientes
Anos 70
Integração das actividades logísticas através de filosofias e implementação de métodos de gestão operações.
Anos 80
Afectação da logística a cadeias de abastecimento beneficiando do desenvolvimento das técnicas de informação
Anos 90
Com a crescente globalização surge a transnacionalização dos fluxos físicos e informacionais e a consequente logística global.

Novas Tecnologias Aplicadas à Logística

2 - Novas Tecnologias Aplicadas à Logística

Neste modulo o objectivo fundamental era caracterizar os sistemas de gestão de informação logística e os manuseamentos e armazenagem de mercadorias. Assim neste modulo aprofundei os meus conhecimentos de toda a documentação legal e necessária duma empresa, os métodos de organização, tipo e gestão de stocks e alguns tipos de softweres de informação e gestão de empresas.
Assim temos :
DOCUMENTOS:
- Nota de encomenda – documento em que o cliente formaliza com o fornecedor as quantidades desejadas, bem como as condições de entrega e prazo pagamento.
- Guia de Remessa – documento que acompanha a mercadoria e garante a entrega de acordo com as condições estabelecidas.
- Venda Dinheiro – Documento comprovativo do pagamento da mercadoria entregue
- Factura – Documento que efectua a Liquidação da mercadoria entregue
- Recibo – Documento comprovativo do pagamento da factura

TIPOS DE STOCKS:
- Stock normal – conjunto de artigos consumidos de modo mais ou menos regular
- Stock Activo – conjunto de artigos que são utilizados para a satisfação imediata das
necessidades correntes dos utilizadores
- Stock de Reserva – constitui as existências do stock normal que não tem espaço no
local destinado ao stock aditivo

- Sock de segurança – Parte do stock global destinado a tentar prevenir rupturas de
material.
- Stock Afectado – Parte do stock global destinado que se encontra destinado a fins
Específicos
- Stock global – toda a existência física de determinado artigo num dado momento,
que é igual à soma dos stocks de segurança e afectados.
- Stock máximo – Valor máximo atingido pelo stock normal.
- Stock mínimo – Valor mínimo atingido pelo stock normal
- Stock médio – Valor médio
- Stock Global – Stock normal (Activo+Reservas) + Stock segurança + Stock afectado

-GESTÃO DE STOCKS:

- Existem três critérios para a movimentação dos stocks do armazém:

Fifo – As primeiras mercadorias a entrar são as primeiras mercadorias a sair de armazém
Lifo – As ultimas mercadorias a entrar são as primeiras a sair
Custo médio – As saídas de armazém é feito de acordo o cálculo do custo médio das mercadorias em armazém

APRESENTAÇÃO DE SISTEMA GESTÃO POR SOFTWARE


WMS
Warehouse Management Systems
(Sistemas de Gestão de Armazém)

Sistemas de Qualidade e Segurança

1 - Sistemas de Qualidade e Segurança


- O sistema de qualidade e segurança é um assunto fundamental para a organização de uma empresa. Aqui são estabelecidas regras e procedimentos para um bom desempenho no processo produtivo e para toda a estrutura organizativa de uma empresa, estabelecendo garantias de eficiência e rigor do produto final.

Com a evolução dos processos produtivos e com um aumento das exigências por parte do consumidor, é cada vez mais necessário estabelecer regras e garantias de rigor do produto final. Essas regras foram evoluindo ao longo do tempo até ao surgimento da norma que estabelece os requisitos da qualidade.
A norma foi desenvolvida para apoiar as organizações de qualquer tipo e dimensão, na implementação e gestão e sistemas de qualidades eficazes. A versão Portuguesa da Norma Europeia EN ISO 9000:2000 a sua tradução é da responsabilidade do I.P.Q. tendo sido ratificada pelo C.E.N. em 15-12-2000.

Foram elaboradas quatro normas tendo por objectivo vários fundamentos nomeadamente:

A ISO 9000 - enuncia os princípios básicos relativos à gestão da qualidade.
A ISO 9001 – efectua uma análise de mercado relativa aos regulamentos e às necessidades dos clientes para determinado produto e estabelece as regras necessárias para a sua elaboração de acordo com esses pressupostos.
A ISO 9004 – Cria as orientações necessárias de forma a garantir a eficácia de um sistema de gestão de qualidade. O seu objectivo é criar regras de eficácia na organização de modo a satisfazer os seus clientes e as outras partes interessadas.
A ISO 19011- Estabelece os princípios orientadores para a execução de auditorias a sistemas de gestão da qualidade e a sistema de gestão ambiental.

Estas quatro normas foram um conjunto coerente de normas de sistemas de gestão da qualidade que facilitam a compreensão mútua no comércio nacional e internacional.

É importante estabelecer processos e métodos para o funcionamento de uma organização, no sentido de serem dadas garantias de rigor e competência.
Para isso é importante e necessário um conhecimento dos meios, sendo a estatística uma técnica que nos permite através de análise e do registo de comportamentos obter-se esse conhecimento.

Apresentação pessoal

Chamo-me Cristina Maria Amaral Rodrigues Félix, vivo em Ermesinde – Valongo, tenho 37 anos sou natural de Angola onde vivi até aos 5 anos de idade. Vim para Portugal após o 25 de Abril,, estive 10 anos em Viseu, depois emigrei para a Suíça onde trabalhei durante 5 anos. Em 1992 regressei a Portugal casei e sou mãe de dois filhos, uma menina com 14 anos e um menino com 7 anos.
Sou uma pessoa simples, humilde, dinâmica e com forte espírito de vencer. Terão sido estas minhas faculdades, que apesar das adversidades, que fui tendo ao longo da vida, me permitiram, ter conseguido gradualmente, realizar os meus objectivos.
O que mais valorizo na minha vida, é a minha família, são eles a razão da minha felicidade. Gosto muito de viajar, sinto um prazer imenso em conhecer as maravilhas deste planeta. Gosto de contactar com outros povos, conhecer outras gentes e outras culturas, por isso tenho apetência em aprender outras línguas. Falo e escrevo razoavelmente bem o Francês, aprendi alguma coisa na escola mas aprendi principalmente durante o tempo em que fui emigrante Suíça. Em termos profissionais trabalhei num restaurante durante 5 anos como empregada de balcão e de mesa, na Suíça trabalhei num ginásio como recepcionista, de regresso a Portugal trabalhei num escritório como telefonista durante 3 meses e depois disso decidi criar o meu próprio emprego montei um café snack-bar onde estive durante 7 anos e por motivos de doença em 2006 tive de o vender.
Presentemente como consegui recuperar da minha doença e como tinha necessidade de novamente de me sentir activa, decidi fazer o 12 º Ano Escolaridade tendo-me inscrito no Curso de Técnico de Logística.O curso de técnico de logística está a ser uma novidade e uma experiencia muito enriquecedora.Apesar dos conhecimentos que detinha com a minha experiência empresarial,os conteúdos programáticos são interessantes e fornecem informação sustentada e uma metodologia a seguir na estruturação organizacional,bem como conhecimentos civicos muito importantes.